O fisioterapeuta fará uma anamnese investigando cuidadosamente a história pregressa e atual do paciente, dando a máxima atenção à queixa principal de dor ou incômodo durante a consulta para assim escolher a melhor abordagem de tratamento para cada paciente em específico.
Serão realizados testes ortopédicos, bem como testes de mobilidade, comprimento muscular e avaliação de força pelo próprio fisioterapeuta para correlacionar a moléstia atual com o histórico do paciente
Nesse momento o paciente será avaliado numa abordagem que concilia anos de experiência profissional do fisioterapeuta à tecnologia.
Avalia a pressão dos pés e a distribuição de força para identificar pés com padrões planos, cavos, pronados, supinados, valgos, varos, bem como alterações posturais advindas dos pés.
A baropodometria dinâmica simula a caminhada, bem como a corrida em caso de praticantes de esportes, para identificar alterações de quadril, joelho, tornozelo e do próprio pé, diferenciando um membro inferior do outro.
Esse exame avalia o equilíbrio do paciente quando se diz respeito ao membro inferior direito e esquerdo, bem como o centro de oscilação, que é o próprio tronco do paciente, em relação à gravidade. Será avaliado quanto ao gasto de energia para se manter em pé. A estabilometria também avalia alterações vestibulares, ou seja, patologias relacionadas ao equilíbrio.
A termografia é um exame em que utiliza-se uma câmera especial para identificar a temperatura de regiões corporais do paciente. Avaliando condições de perda de calor para gerar um mapeamento de temperatura corporal subjetiva. Identificando atividade neurofuncional e circurlatória bem como sua interferência musculoesquelética e condições inflamatórias.
O paciente é fotografado e filmado em situações de seu cotidiano (caminhar, correr, etc.) para identificar desvios posturais durante o movimento. Esse material em mídia será utilizado para comparar o resultado ao longo do tratamento.
As palmilhas tecnológicas são projetadas individualmente para cada paciente buscando a correção de todas as alterações identificadas por meio das avaliações anteriores. Essas palmilhas e calços são desenhados no computador, bem como espessura e densidade da palmilha serão pensadas individualmente para cada paciente.
A palmilha será aquecida a 100ºC, esse aquecimento gera uma vulcanização de todos os calços e a palmilha fica mais flexível, para que o paciente possa subir sobre a palmilha e esta sofra uma termomoldagem para que fique adaptada e anatômica ao pé do paciente, com seus calços já estabelecidos. Este processo não é doloroso.
Paquímetros específicos obterão a medida correta dos pés do paciente para que sejam indicados calçados para o tipo de pé, bem e pisada. Também serão prescritos exercícios para tratar o paciente em paralelo às palmilhas
O paciente terá de 3 a 4 avaliações para a manutenção das palmilhas até o momento de receber alta. Além disso será feito um trabalho interdisciplinar com fisioterapeutas, educadores físicos e médicos que encaminharam o paciente ou que serão indicados de acordo com sua necessidade.
Os pés são a base do corpo, mas se não cuidados, também podem ser a base de uma cascata de problemas ortopédicos no joelho, quadril e coluna.
Cerca de 80% dos brasileiros apresentam algum tipo de problema nos pés. Todos os seus calçados tornam-se igualmente confortáveis, agindo na causa de seu problema com apenas 2 pares de palmilhas. Isso porque a Pisada Ideal utiliza aparelhos de alta tecnologia, sem nenhum tipo de intervenção invasiva ou dolorosa, para avaliar a própria pisada do paciente quanto aos pontos de pressão na pisada, áreas de contato e equilíbrio do corpo, bem como a temperatura dos pés, pela termografia. A partir desses exames, um fisioterapeuta especializado irá prescrever a palmilha ideal para uma pisada ideal. As palmilhas da Pisada Ideal garantem melhora postural e conforto, além disso, elas irão tratar diretamente a causa da sua dor, seja nos pés, tornozelo, joelhos, quadril ou coluna.
As palmilhas posturais auxiliam no tratamento de diversas patologias como:
– Alterações posturais;
– Lombalgias;
– Discrepâncias de membros inferiores;
– Esporão de calcâneo;
– Fascíte Plantar (dores na planta dos pés);
– Pés chatos e cavos;
– Instabilidades do tornozelo e joelho;
– Joelhos valgos e varos;
– Artroses em geral;
– Pós operatórios de protese no quadril;
– Joanete;
– Dedos em garra;
– Lesões femoropatelares;
– Tendinites;
– Síndrome da banda ilíotibial;
– Metatarsalgia;
– Conforto para os atletas e desempenho no esporte;
– Prevenção do pé diabético;
– Neuroma de Morton.
Seu corpo é um edifício, e os pés são a base dessa fundação. Como na engenharia, a fundação é a parte mais importante, ou seja, seus pés são fundamentais no equilíbrio de todo o corpo. Alterações na pisada podem provocar disfunções no tornozelo, joelho, quadril, coluna, e até mesmo disfunções na própria mordida de seus dentes. Portanto, avalie sua pisada! 😀
Não, jamais. A baropodometria é um exame conservador, de alta tecnologia e sem nenhum tipo de intervenção invasiva ou dolorosa. O paciente pisa ou caminha sobre uma plataforma, e com isso é avaliado os pontos de pressão dos pés, áreas de contato e equilíbrio do corpo.
Sim, muitas doenças ortopédicas acontecem pelo impacto ou compressão excessiva da anatomia corporal. Portanto, desempenhamos o papel de uma pisada mais harmônica, reduzindo a compressão e tornando o corpo o mais simétrico possível, minimizando lesões e cirurgias nas doenças ortopédicas.
Sim. Fazemos um importante acompanhamento, bem como reavaliações para avaliar o resultado do tratamento antes da alta. Prezando pelo conforto do paciente, para que o corpo entenda aos poucos sua evolução e melhora.
Sim. Os pés interferem diretamente na biomecânica da coluna. Por exemplo, pés planos ou chatos aumentam a curvatura da coluna, pés supinados contribuem para a retificação lombar. Ou seja, a correção da pisada corrige automaticamente problemas não só dos pés, mas do tornozelo, joelho, quadril e coluna como um todo.
O pé diabético é causado por uma disfunção sensorial dos pés. Desse modo, lesões acontecem, o paciente não sente a lesão e pela dificuldade circulatória, a cicatrização também é comprometida. Muitas dessas lesões são provocadas por um atrito ou descarga excessiva de peso em determinado ponto dos pés. Portanto, são utilizadas palmilhas de baixa densidade para o tratamento e prevenção de novas lesões na pele. A baropodometria na diabetes tem como função examinar, prevenir e tratar o pé diabético. Também serão prescritos exercícios para a melhora da circulação do membro inferior, bem como o encaminhamento para outros profissionais para que o paciente seja tratado na circunstância de interdisciplinaridade.
Sim. Quando os pés são “chatos”, é devido uma queda no arco plantar, um arco constituído por estruturas que fazem parte da anatomia dos pés. Portanto, as palmilhas ajudarão no realinhamento do pé e tornozelo para melhorar o desempenho do arco, gerando a ativação do músculo conhecido como tibial posterior.
Sim. As palmilhas personalizadas objetivam resolver dores como as de fascite plantar, neuromas de morton, metatarsalgias e etc As palmilhas tem por característica melhorar a distribuição do peso do corpo durante a pisada, reduzindo carga sobre determinados pontos aliviando a dor.
Sim. O corpo deve ser maximamente eficiente, e para que isso aconteça, deve haver um baixo consumo de energia mecânica. Ou seja, corrigir a biomecânica do corpo e da pisada, ajudam a corroborar na melhora do desempenho físico, bem como na prevenção de lesões musculares e articulares.
A baropodometria serve para avaliar a geometria, distribuição do peso corporal e a avaliação da biomecânica da pisada. Em paralelo, a termografia avalia a temperatura. Quanto mais energia consumimos, maior a temperatura local, Portanto, a baropodometria é utilizada no tratamento ou na prevenção de lesões.
Sim, a artrose do joelho muitas vezes é provocada por uma alteração do eixo do membro inferior, ou seja, uma alteração da pisada pode contribuir na alteração patológica desse eixo. A podoposturologia tem por função corrigir esse eixo e fazer uma distribuição mais igualitária e simétrica de peso, reduzindo o processo compressivo, que é considerado um dos pilares para a formação da artrose, uma doença que degenera a articulação envolvida.
R. Brasilio Itiberê, 3995 – Água Verde – CEP:80240-060
(41) 99747-2685
Pisada Ideal ® Copyright 2023. Todos os Direitos Reservados.