Nesse artigo vamos explicar sobre a tendinopatia do calcâneo, suas causas, sintomas e tratamento.
Primeiramente, o tendão calcâneo, ou tendão de aquiles é formado por três partes de um músculo denominado tríceps sural, composto por: gastrocnêmio medial, o gastrocnêmio lateral, e mais profundamente, o sóleo.
O tendão do calcâneo é o tendão mais forte do corpo humano; entretanto, segundo o estudo “Distúrbios do tendão de Aquiles” ele está em risco de lesão aguda (tendinite), degeneração (tendinose) e ruptura.
Isso porque há uma área (2-6 cm no sentido proximal do seu local de inserção) pouco vascularizada nessa região, o que dificulta a cicatrização de micro lesões.
A tendinopatia (nome dado às lesões que envolvem tendões), no caso do tendão de aquiles, é comum em corredores, ou até mesmo pessoas de meia idade que praticam esportes apenas recreativos, podendo evoluir para uma ruptura do tendão calcâneo se a dor persistida não for tratada.
Sintomas da tendinopatia do calcâneo
- Histórico de dor;
- Incapacidade de realizar atividades físicas sem dor;
- Perda de função do tendão;
- Perda de força durante testes musculares;
- Amplitude de movimento insuficiente.
Manejo da Fisioterapia
As primeiras intervenções de fisioterapia para um paciente com tendinose do tendão do calcâneo devem ser exercícios excêntricos (forma de exercício em que se permite que um músculo(s) alongue-se gradualmente na presença de uma carga aplicada).
Tratamentos adicionais, incluindo modalidades terapêuticas, mobilização de partes moles, avaliação de calçado e palmilhas posturais têm sido sugeridos como adjuntos potencialmente úteis.
A aplicação de gelo (de 15 a 20 minutos) também é recomendada, uma vez que o gelo tem função analgésica e anti inflamatória.
O tratamento cirúrgico é recomendado caso não haja melhora mediante à tratamento conservador ou em casos de ruptura do tendão.
Palmilhas Pisada Ideal no tratamento da tendinopatia de aquiles
A partir do exame de Baropodometria, conseguimos coletar a metida precisa e correta dos pés, bem como picos de pressão durante a pisada e marcha, além da oscilação do corpo. O principal objetivo é produzir uma palmilha que se encaixe corretamente na sola dos pés e calçado. Através dessa coleta de informações, um Fisioterapeuta especializado irá produzir palmilhas posturais a fim de buscar a máxima eficiência do corpo, tratando a dor referida.