Dor no meio dos pés? Saiba as causas e tratamento

Primeiramente, a sola dos pés é dividida em três regiões (antepé, mediopé e retropé). O retropé, é a região do calcanhar, é a primeira parte do pé que toca ao chão durante o caminhar. Já o antepé, é a ultima região a tocar no solo durante a caminhada, é a região mais próxima aos dedos.

Enfim, o mediopé é a região do meio dos pés. Esta área dos pés, possui um arco que vai ser a primeiro responsável pelo amortecimento de carga ou impacto nos pés. Ademais, o mediopé é formado por cinco ossos distintos: os três cuneiformes (medial, intermédio e lateral), o navicular e o cuboide.

A dor nos pés é uma causa muito comum entre as pessoas. É estimado que cerca de 80% da população tenha algum problema nos pés. Desse modo, entender o mecanismo de lesão para cada um desses problemas é de fundamental importância para buscar o tratamento adequado.

Causas da dor no meio dos pés:

Fascite plantar

A fáscia plantar é um tecido conjuntivo que recobre a musculatura, além de nervos e vasos sanguíneos do pé, desde o osso calcâneo, que garante o formato do calcanhar, até a base dos dedos dos pés. Sendo uma das estruturas responsáveis por formar o arco do pé, dando sustentação ao corpo, bem como distribuição de carga.

A fascite plantar, contudo, é um processo inflamatório degenerativo da fáscia plantar, causando dor no meio dos pés. Ainda não se conhece a causa exata da fascite plantar, mas na maioria dos casos, a dor forte característica do transtorno é provocada pelo estiramento excessivo da fáscia plantar ou pela repetição de microtraumatismos nessa estrutura.

O principal sintoma da fascite plantar é uma dor forte, semelhante a uma “facada” no mediopé.

Saiba como você pode tratar a Fascite Plantar em casa

Desalinhamento do arco do pé

O arco do pé é uma região muito importante do corpo no que diz respeito à sustentação adequada dos pés e sustentação, bem como amortecimento do peso do corpo.

O pé humano é comporto por três arcos plantares, que são: o longitudinal medial, o longitudinal lateral e o transversal. Essas estruturas são fundamentais e agem de maneira complementar, garantindo a melhor estabilidade para a pessoa.

A deformidade do arco pode resultar em um pé cavo, aquele tipo de pé que possui um arco do mais acentuado que o comum, desse mdo, a área de distribuição do peso acaba se reduzindo, afetando também a capacidade de absorver impactos.

 

O desalinhamento do arco também pode resultar em um pé chato, aquele no qual a sola toca quase inteiramente o solo, tendo um formato plano. No caso de pessoas comuns, isso pode causar uma diminuição na absorção de impacto e na distribuição do peso, enquanto em atletas pode ser um fator para lesões e pior desempenho. 

Saiba como tratar o pé chato em casa:

Insuficiência do músculo Tibial Posterior

Por ser um músculo que tem sua origem na parte posterior da canela e sua fixação na sola dos pés, o músculo Tibial Posterior saudável e tonificado terá função (entre outras) fazer uma inversão do pé, ou seja, levantar o arco plantar. Se esse músculo estiver fraco e insuficiente, o arco do pé pode desabar. Também é comum tendinopatias no tibial posterior, resultando em dor na sola dos pés.

Tendinopatia do músculo Flexor Curto do Hálux

A tendinopatia, causada pelo excesso de uso dos tendões do pé e tornozelo, é uma lesão de sobrecarga ou por esforço repetitivo, que afeta um ou mais tendões, gerando dor, inflamação e até deformidades ósseas quando crônicas. O músculo Flexor do Hálux, vai fazer o movimento de flexão do dedão, conhecido como Hálux. Por estar situado na sola dos pés, a tendinopatia deste pode ser um motivo da dor no meio dos pés.

Dicas para fazer em casa:

Liberação Miofascial

Caso o motivo da dor seja um tensionamento da fáscia, a auto liberação miofascial com as mãos, ou até mesmo com uma bolinha de tênis na sola dos pés, pode ajudar. Uma vez que essa técnica ajuda a aumentar o aporte sanguíneo no local, ajuda a relaxar a musculatura local, além de quebrar a alfa-actina (proteínas que fazem parte da contração involuntária da fáscia).

Resultado de imagem para liberação miofascial fascite plantar
Movimente os pés para frente e para trás sobre a bolinha de tênis para massagear a sola dos pés, realizando, portanto, a técnica de auto liberação miofascial

Aplicação de gelo

O gelo auxilia na redução da dor e incômodo. A aplicação deve ser feita entre 15 e 20 minutos, duas a três vezes ao dia. Por ter características analgésicas e anti-inflamatórias, recomendamos que use o gelo nos períodos do dia em que a dor é mais exacerbada. Uma garrafa d’água congelada é ideal, pois seu formato se encaixa melhor no arco do pé, podendo ser um forte aliado contra sua dor no meio dos pés.

Resultado de imagem para aplicação de gelo na fascite plantar

Palmilhas posturais para uma Pisada Ideal

A partir do exame de Baropodometria, conseguimos coletar a metida precisa e correta dos pés, bem como picos de pressão durante a pisada e marcha, além da oscilação do corpo. O principal objetivo é produzir uma palmilha que se encaixe corretamente na sola dos pés e calçado. Através dessa coleta de informações, um Fisioterapeuta especializado irá produzir palmilhas posturais a fim de buscar a máxima eficiência do corpo, tratando a dor referida.