Respondendo 12 dúvidas na hora da escolha do calçado ideal

A escolha do calçado deve ser sempre pautada em uma avaliação com dados quantitativos que proporcionam valores fidedignos para a escolha do tipo de tênis que deverá ser adquirido para a prática da caminha ou corrida. A melhor avaliação para auxiliar na escolha é a Baropodometria computadorizada que apresenta sensores de pressão que identificam as alterações da pisada para assim poder escolher a melhor opção para calçar os pés.

1. O calçado ideal é o mesmo para corrida e caminhada?

Tanto a caminhada como a corrida são atividades de impacto, portanto necessitam de tênis  com alta qualidade de amortecimento. A massa corporal do praticante também é um determinante para a escolha do calçado , ou seja indivíduos com sobrepeso ou obesidade devem optar por amortecimentos de maior qualidade.A distância a ser percorrida é outro fator importante, portanto quanto maior é a distância deverá ser diretamente proporcional a preocupação com a tecnologia do tênis.

2. O tênis ideal muda de pessoa para pessoa?

A pisada é semelhante a uma digital , jamais existirá uma igual em pessoas diferentes. Portanto a escolha na hora da aquisição do tênis não deverá ser pautada na estética do calçado , mas sim na sua qualidade de amortecimento e conforto para os pés. Dê sempre preferencia para os tênis neutros , já que existem inúmeros tipos de pisada pronadas e supinadas , devendo ser corrigidas por palmilhas confeccionadas de forma personalizada.

3. Quais são os tipos de pisada que existem? Quais delas podem ser prejudiciais para a saúde?

As irregularidades possíveis existentes nos pés são diversas. A atenção mais importante que deda ser refere-se aos pontos de maior calosidade, já que o calo é provocado na maioria dos casos por aplicação de força excessiva no local. Outro fator muito importante é identificar assimetrias nos desgastes dos calçado e realizar uma comparação se existem diferenças nos pés.

Os tornozelos , joelhos, quadris e coluna servem como referência para identificar alterações advindas dos pés, também conhecidas por alterações posturais ascendentes. Dentre os tipos alterações de pisadas as mais conhecidas são as supinadas, que podem ser do seguimento anterior, médio e posterior do pé bem como no caso das pisadas pronadas que também podem ocorrer nos três segmentos anatômicos.

Saiba como tratar o pé chato em casa:

4. Qual a importância da utilização de um tênis adequado para a prática de esportes?

A prática esportiva deve ser sempre muito bem planejada e assessorada, sendo o uso do tênis de qualidade uma ferramenta importantíssima na prevenção de lesões degenerativas articulares e na melhora das distribuição da carga corporal. Cada tipo de esporte demanda um tênis específico.

5. Quais malefícios podem ser causados pela prática de corrida ou caminhada sem um tênis adequado?

As dores articulares são as mais comuns na falta de uso de um tênis de qualidade . Esses são sinais precoces e que servem de alerta para a prevenção de lesões degenerativas articulares como a artrose de tornozelo, joelho , quadril e lesões discais da coluna.

6. Depois de quanto tempo de prática incorreta esses malefícios podem ser observados?

Na maioria dos casos após uma atividade física de alta intensidade feita com uso de tênis de baixa qualidade geralmente já são observados no próprio  dia da atividade.Em outros casos existe a possibilidade do desenvolvimento de patologias articulares de forma silenciosa e que aparecem os sintomas apenas na exacerbação do processo inflamatório, já em um quadro mais evoluído.

7. Em quais casos os danos causados ao corpo são definitivos e em quais casos eles são reversíveis?

Os quadros degenerativos articulares são em sua grande maioria irreversíveis, pois existe uma perda do revestimento de cartilagem, sendo esta uma região pouco vascularizada, portanto sem possibilidades de regeneração, todavia existem inúmeras formas para amenizar os sintomas e evitar a progressão do problema, como o uso de tênis com maior tecnologia de amortecimento e intercalar na semana exercícios de baixo impacto como a caminha com exercícios de carga de atrito para os membros inferiores quase nulos como a hidroginástica ou a natação. Restringir completamente o impacto nem sempre é a melhor opção, já que os estresse leve no osso provocado pelo impacto auxilia na manutenção da densidade óssea, servindo portanto como uma possibilidade interessante na prevenção da osteoporose, apenas modere a carga e realize fisioterapia para buscar um equilíbrio dos tecidos corporais.

 

8. Qual é o mecanismo do tênis que miniminiza os impactos causados pela caminhada ou pela corrida?

A Entressola faz parte do sistema basal e estrutural do tênis e tem papel fundamental na construção tecnológica da distribuição das cargas e amortecimento, seu conjunto trabalha em parceria com o sistema de absorção de impacto, sendo em alguns tênis uma ferramenta parceira nas prevenção de lesões geradas pela pressão.

O amortecimento em conjunto com a entressola são estruturas de alto investimento das marcas de tênis.Existem inúmeras possibilidades de tecnologia que minimizam o estresse do impacto dos pés com o solo, podendo ser confeccionado com bolsas de ar, EVA extra macio , placas flexíveis e sistema de destruição de gel. O amortecimento jamais pode ser escasso, todavia também não pode ser em grande quantidade, pois pode tornar a pisada instável em momentos de movimentos repentinos.

9. Os tênis são capazes de corrigir pisadas incorretas ou que façam mal à saúde?

Existem tecnologia criadas pelas grandes marcas com a intenção de correção da pisada, todavia muitos problemas acompanham esta situação. Quando o paciente apresenta algum sintoma que lhe incomoda vai à procura de um médico,que em algumas vezes irá receitar algum medicamento para tratar a causa do problema. O tênis funciona da mesma forma , primeiro deve existir uma avaliação de preferência embasada em dados quantitativos e de alta precisão realizados por profissionais conhecedores do assunto para evitar a indicação de calçado errados, podendo assim se não feito criar lesões graves nas estruturas ósseas e musculares.

Outro componente a ser lembrado é o grande índice de assimetria do pés das pessoas, ou seja existe a possibilidade do pé esquerdo ser pronado e o direito supinado por exemplo. Portanto de preferência a tênis neutros com boa qualidade de amortecimento, já para a correção da pisada as palmilhas personalizadas que são confeccionadas com base em uma avaliação de alta qualidade de aferição é a melhor opção.

10. Para a prática de corrida ou caminhada, recomenda-se usar apenas um tênis ou intercalá-los?

O ideal é sempre possuir no armário dois tênis da mesma marca e modelo , todavia deverão ser intercalados no dias da semana , pois dependendo da tecnologia adotada no amortecimento pode existir uma demora de até 24 horas de recuperação do amortecimento original. Com relação a aquisição de dois tênis iguais ocorre pelo fato de existir um tempo de adaptação do corpo em relação ao calçado por volta de duas semanas, portanto jamais é indicado realizar uma prova com um tênis que foi comprado no dia anterior que seja de modelo diferente ao de uso contínuo.

11. Qual é o tipo de tênis que, além de proteger de lesões, também melhora o desempenho do atleta?

Para proporcionar alto desempenho devem existir três aspectos fundamentais, o conforto, flexibilidade e boa qualidade de aderência do solado com o chão. Proporcionando os requisitados citados somado a uma qualidade de amortecimento e de entressola pode conciliar desempenho e qualidade de vida.

12. O tênis possui vida útil no que diz respeito à proteção contra o impacto causado pela corrida ou pela caminhada? Qual seria?

O recomendado de utilização no que se diz respeito a vida útil são de 500 a 800 km. A dica sempre é de colocar na língua do tênis a data do primeiro uso , pra desta forma ser possível fazer uma estimativa de durabilidade preservando a qualidade de amortecimento.

Por Dr. José Lourenço Kutzke

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn